Novembro será agitado para os inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além do segundo dia de prova, que acontece neste domingo, 12, com questões de Ciências da Natureza e Matemática, é ainda neste mês que abrem as solicitações para reaplicação das provas e também que saí o gabarito do exame.
O edital do Enem 2023 prevê a reaplicação da prova em algumas situações, tais quais:
- Doenças infectocontagiantes: covid-19; tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócica e outras meningites; varíola; Influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola e varicela.
- Logística: comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais); falta de energia elétrica no local de prova (caso comprometa a visibilidade da prova); falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante; e erro no procedimento de aplicação da prova, caso incorra em comprovado prejuízo ao participante.
- Distância: foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição
Nas três situações é preciso apresentar documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os interessados na reaplicação da prova devem fazer a solicitação entre 13 e 17 de novembro, através da Página do Participante. O novo exame será nos dias 12 e 13 de dezembro.
Aos alunos que fizeram a prova nas datas previstas entre outubro e novembro poderão conferir o gabarito oficial da prova ainda este mês: dia 24. Além dele, os cadernos de provas serão divulgados, ambos na página do Inep.
O resultado final do ENEM 2023 será divulgado apenas no dia 16 de janeiro de 2024, na Página do Participante.
Essas e outras informações você encontra no site do INEP. Clique aqui e confira!